Batom da Era do Bronze lança luz sobre maquiagens milenares

Um batom milenar foi encontrado na região de Jiroft, no Irã, nos dando um vislumbre das práticas de maquiagem da antiguidade. Originalmente descoberto dentro de um túmulo por saqueadores e recuperado mais tarde por autoridades iranianas, o batom surpreendeu os pesquisadores por sua notável preservação e detalhes reveladores sobre sua composição.

O batom, encontrado em um pequeno tubo marcado com incisões que sugerem comercialização, foi datado entre 1936 a 1687 a.E.C., remontando ao poderoso Reino Marhasi que dominou parte do Irã nesse período. Hoje ele está com uma cor violeta e embora no passado provavelmente fosse transformado em uma pasta, hoje ele é um pó fino.

Análises químicas revelaram uma composição surpreendentemente similar aos batons modernos, com presença de hematita, braunita, manganita, anglesita, galena e fibras vegetais, essas últimas possivelmente utilizadas para dar aroma ao cosmético. O quartzo encontrado adiciona um mistério, com especulações sobre seu possível papel na conferência de brilho ao produto.

A pesquisa analisou a composição do batom e descobriu similaridades com os cosméticos atuais

A descoberta desse batom milenar não apenas destaca a prática de maquiagem ao longo dos milênios, mas também lança luz sobre a sofisticação e o comércio desenvolvidos nas civilizações antigas. Seu contexto histórico, associado ao Reino Marhasi, sugere uma civilização de grande poder, comparável à Mesopotâmia, com importante comércio, sistema de escrita e grandes cidades.

Embora muitos dos artefatos funerários tenham sido roubados durante a cheia do Rio Halil em 2001, algumas peças foram recuperadas pelas forças de segurança do Irã, incluindo o tubo de batom, que agora está sob os cuidados do Museu Arqueológico de Jiroft. No entanto, a informação precisa sobre de qual tumba o batom foi retirado foi perdida durante os saques.

A descoberta deste batom é uma lembrança de como nossos antepassados faziam diversos experimentos para se embelezar. No entanto, isso não significa necessariamente que as maquiagens eram utilizadas no passado apenas por motivos estéticos, mas também poderiam ter sido empregadas para propósitos rituais. Independentemente de para que esse batom foi utilizado e por quem, essa descoberta é uma janela para uma civilização tão pouco conhecida, assim como para a própria história da criação dos cosméticos.

Fontes:

Encontrado batom de 3.700 anos com ingredientes muito parecidos com os modernos
https://www.tempo.com/noticias/actualidade/encontraram-um-batom-de-3-700-anos-com-ingredientes-muito-parecidos-com-os-modernos.html

A Bronze Age lip-paint from southeastern Iran
https://www.nature.com/articles/s41598-024-52490-w

4,000-year-old vial contains ancient red lipstick, archaeologists say
https://edition.cnn.com/2024/03/18/style/ancient-red-lipstick-iran-scn/index.html