Brasileiro realmente descobriu papiro sobre a infância de Jesus?

Um papiro que tem cerca de 1.600 anos e que foi decifrado recentemente provavelmente é o texto mais antigo que conta sobre a infância de Jesus Cristo, ao menos foi isso que alguns pesquisadores anunciaram recentemente para a imprensa.

Fragmento de papiro do século IV ao V. Crédito: Divulgação/Biblioteca da Universidade de Hamburgo

Eles alegam ter decifrado um papiro que não só conta um pouco da infância de Jesus, mas como também descreve um milagre realizado por ele, quando ele tinha cerca de 5 anos de idade. Essa narrativa está presente em um fragmento de papiro que contém parte do “Evangelho de Tomé”, que se concentra em contar histórias da infância de Jesus.

Este fragmento raro estava guardado na biblioteca de uma universidade em Hamburgo, na Alemanha, há décadas, passando despercebido por vários estudiosos até que dois pesquisadores, Lajos Berkes e Gabriel Nocchi Macedo, resolveram dar uma olhadinha nele. Eles fizeram uma incrível revelação: o papiro se trata do “Evangelho de Tomé”, que fala de momentos da infância de Jesus Cristo, antes dos acontecimentos narrados na Bíblia.

Datado do século 4 ou 5 d.E.C., este papiro, como muitos outros textos religiosos da época, está escrito em grego. Embora não esteja inteiro, o fragmento que sobrou contém 13 linhas em letras gregas e está em ótimo estado de conservação, apesar de ser apenas um fragmento.

De acordo com os pesquisadores que o traduziram, esta é a cópia mais antiga conhecida desse evangelho. Um dos tradutores, Gabriel Nocchi Macedo, é um pesquisador brasileiro e professor de papirologia na Universidade de Liège, na Bélgica. Gabriel, natural de Porto Alegre, se mudou para a Bélgica há 20 anos, onde estudou letras clássicas e se especializou em papirologia, uma disciplina que estuda papiros antigos.

Gabriel contou ao portal G1 como a descoberta foi feita: “Por acidente, quase por sorte, estávamos olhando fotos dos papiros da Universidade de Hamburgo, que foram digitalizadas, e encontramos o papiro. Lemos o texto (que está escrito em grego antigo) e identificamos como uma passagem sobre a vida de Jesus”.

A dupla de pesquisadores notou primeiro a palavra “Jesus” no texto e depois comparou com vários outros papiros digitalizados, começando a traduzir tudo letra por letra e rapidamente percebendo a importância do documento. Após ver o documento digital, eles foram até Hamburgo para examinar o papiro pessoalmente.

Fragmento de papiro do século IV ao V. Crédito: Divulgação/Biblioteca da Universidade de Hamburgo

Embora o papiro date dos séculos 4 e 5, o evangelho em si provavelmente foi escrito no século 2. O fragmento descreve o início da “vivificação dos pardais”, um momento da infância de Jesus considerado o “segundo milagre” do Evangelho apócrifo de Tomé. A tradução dos pesquisadores é a seguinte:

“Jesus brinca no vau de um riacho caudaloso e molda doze pardais com o barro macio que encontra na lama. Quando seu pai, José, o repreende e pergunta por que ele está fazendo tais coisas no santo sábado, Jesus, de cinco anos, bate palmas e dá vida às figuras de barro.”

Em outras cópias do evangelho, há relatos de Jesus curando seu pai, José, de uma picada de cobra e até mesmo ressuscitando uma criança.

Apesar da empolgação com essa descoberta e a oportunidade de traduzir o papiro, a origem do fragmento permanece desconhecida. Não se sabe a quem pertenceu nem seu contexto arqueológico original. Sabe-se apenas que o papiro já estava na Alemanha antes da Segunda Guerra Mundial e provavelmente chegou a Hamburgo entre 1906 e 1939, e que certamente sua origem foi o Egito.

Para saber mais sobre essa incrível descoberta, assista ao vídeo completo no canal Arqueologia pelo Mundo:

Fontes:

Comunicado de imprensa:
Earliest manuscript of Gospel about Jesus’s childhood discovered
https://www.hu-berlin.de/en/press-portal/nachrichten-en/june-2024/nr-2464

Newly deciphered manuscript is oldest written record of Jesus Christ’s childhood, experts say
https://www.cbsnews.com/news/manuscript-deciphered-jesus-christ-childhood-oldest-written-record-experts-say/

Newly deciphered papyrus describes ‘miracle’ performed by 5-year-old Jesus
https://www.livescience.com/archaeology/newly-deciphered-papyrus-describes-miracle-performed-by-5-year-old-jesus

Earliest Known Gospel Copy About Childhood of Jesus Found
https://greekreporter.com/2024/06/12/earliest-known-gospel-copy-about-childhood-jesus-found/

Saiba como um pesquisador brasileiro descobriu um dos manuscritos mais antigos sobre a infância de Jesus
https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2024/06/14/saiba-como-um-pesquisador-brasileiro-descobriu-um-dos-manuscritos-mais-antigos-sobre-a-infancia-de-jesus.ghtml