De ovos pintados a ovos de chocolate: a evolução da tradição da Páscoa

Todos os anos, entre os meses de março e abril, os ovos de Páscoa ganham destaque nas prateleiras de supermercados e lojas de conveniência. Mas essa iguaria não está livre de polêmicas, que vão desde a discussão sobre o custo-benefício em relação às barras de chocolate até o esvaziamento do significado religioso da Páscoa. Além disso, há ainda as questões de exploração infantil envolvidas na cadeia de produção de algumas marcas.

Mas, afinal, como surgiu o chocolate e a tradição de presentear com ovos de Páscoa? O chocolate é um derivado do cacau, fruta nativa de florestas tropicais, que foi cultivada há mais de 3.000 anos pelos maias, toltecas e astecas. Ao longo dos séculos, sua receita foi se modificando, até chegar à variedade de sabores e aromas que temos hoje.

Acredita-se que estes sejam dois dos ovos de Páscoa embrulhados mais antigos do mundo (Imagem: PA)

Já os ovos de Páscoa, a princípio, não eram feitos de chocolate, mas sim de ovos cozidos de galinha, cujas cascas eram pintadas. Esse costume era praticado por antigos povos europeus, que comemoravam o Equinócio da Primavera. Somente mais tarde, com a propagação do cristianismo, é que essa tradição foi incorporada às celebrações da Semana Santa.

Ovo de Páscoa de Ingrid Krammer. Provavelmente ele é de 1907.

Foi somente no século 19 que alguns povos da Alemanha e França começaram a trocar os ovos cozidos por ovos de chocolate. A ideia foi aderida por uma empresa de chocolates do Reino Unido em 1873 (a J. S. Fry & Sons), mas foi a Cadbury, também do Reino Unido, que em 1875 recebeu os créditos de criar os primeiros ovos de Páscoa ocos, que são vendidos até hoje em duas partes.

Os ovos de Páscoa mais antigos são verdadeiras relíquias. Um dos ovos de Páscoa mais velhos conhecido foi fabricado em 1949 na Tchecoslováquia e está conservado até hoje em ótimo estado por uma britânica chamada Maureen Harrison, que o recebeu quando tinha seis anos de idade.

Maureen Harrison segurando um ovo de Páscoa da década de 1940. Foto: Ross Parry

Embora tenha mais de 70 anos, há outros ovos ainda mais antigos. Quer saber mais sobre eles? Confira o vídeo abaixo com todos os detalhes!

Fontes:

The World’s Oldest Easter Egg?
https://www.huffingtonpost.co.uk/2014/08/14/the-world-s-oldest-easter-egg_n_7329846.html

Is this the world’s oldest uneaten Easter egg? Pensioner, 71, reveals treat she kept since 1949 after being told eating it would make her ill
https://www.dailymail.co.uk/news/article-2601350/Pensioners-65-year-old-uneaten-Easter-egg-worlds-oldest.html