Descoberta arqueológica no Maranhão revelou sítio mais antigo que as pirâmides do Egito?

Recentemente, uma descoberta arqueológica vem circulando pela internet, sugerindo que um sítio arqueológico mais antigo que as pirâmides do Egito foi encontrado em São Luís, no Maranhão. A notícia revela detalhes sobre o Sítio Arqueológico Chácara Rosane, localizado no bairro Vicente Fialho.

A descoberta foi conduzida pela empresa W Lage Arqueologia, atuante na região desde 2019, e se concentrou em uma área específica do bairro, conhecida por ter sofrido menos impacto por construções modernas. A área, agora identificada como um sambaqui, revelou 43 sepultamentos humanos e aproximadamente 100 mil artefatos, incluindo fragmentos de cerâmica, conchas decoradas e ferramentas de pedra.

Descoberta de 43 sepulturas em São Luís, Maranhão. Foto: Divulgação.

Um sambaqui é um monte artificial criado por mãos humanas. É caracterizado por conter conchas, madeira, sepultamentos humanos e restos de alimentos, indicando uma ocupação antiga por povos que viviam em áreas costeiras. No caso do Sítio Arqueológico Chácara Rosane os estudos preliminares apontam para uma antiguidade significativa, possivelmente superior a 5 mil anos a.E.C.

Os pesquisadores destacam a importância do contexto arqueológico na determinação da antiguidade dos sepultamentos, enfatizando análises do entorno e datações preliminares. O coordenador da pesquisa, conforme reportado pelo portal G1, optou por não divulgar muitas informações, pois a investigação está em andamento, com análises também realizadas fora do Brasil.

Descoberta de 43 sepulturas em São Luís, Maranhão. Foto: Divulgação.
Descoberta de 43 sepulturas em São Luís, Maranhão. Foto: Divulgação.

A região já era conhecida por seu potencial arqueológico desde a década de 1980, e a descoberta confirma suspeitas de que o local poderia ser um espaço de cemitério. A empresa MRV, responsável por construir condomínios na área, inicialmente resistiu às pesquisas de arqueologia, mas, seguindo as leis de licenciamento ambiental, contratou a W Lage Arqueologia, que confirmou a importância do sítio.

Descoberta de 43 sepulturas em São Luís, Maranhão. Foto: Divulgação.

Dos 43 sepultamentos encontrados, dois já haviam sido descobertos em 2020, e as análises iniciais indicam que os indivíduos eram de baixa estatura, variando em idades. A força muscular evidenciada nos ossos sugere um estilo de vida com esforço físico intenso, como caminhadas longas e horas remando.

Fontes:

Sítio Arqueológico em São Luís (MA) representa marco da pré-história brasileira
https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/sitio-arqueologico-chacara-rosane-em-sao-luis-ma-representa-marco-da-pre-historia-brasileira

Sítio arqueológico é encontrado em obra do Minha Casa, Minha Vida
https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2024-01-06/sitio-arqueologico-e-encontrado-em-obra-do-minha-casa–minha-vida.html

Quarenta e três esqueletos e mais de 100 mil peças arqueológicas são descobertos durante construção de condomínio em São Luís

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2024/01/06/quarenta-e-tres-esqueletos-e-mais-de-100-mil-pecas-arqueologicas-sao-descobertos-durante-construcao-de-condominio-em-sao-luis.ghtml

O que são os sambaquis, misteriosos monumentos milenares da pré-história
https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2024/01/06/o-que-sao-os-sambaquis-misteriosos-monumentos-milenares-da-pre-historia.ghtml