Pedras arqueológicas com cerca de 6 mil anos são destruídas durante a construção de loja

39 grandes pedras de um sítio arqueológico com aproximadamente 6 mil anos de idade foram destruídas durante a construção de uma nova loja na França. O sítio arqueológico, conhecido como Alinhamentos de Carnac, é um dos mais importantes da Europa e abriga um vasto conjunto de “menires”, que são rochas de granito que chegam a atingir até 6 metros de altura.

Alinhamentos de Carnac. Foto: Michiel Tebbes/EyeEm/Getty Images

Os menires de Carnac são considerados um testemunho do estabelecimento das primeiras comunidades agrícolas do Neolítico e possuem grande valor histórico e arqueológico. No entanto, durante as escavações para a construção da loja da rede de varejo francesa Μr. Bricolage, as pedras foram inadvertidamente destruídas, causando uma perda irreparável para o patrimônio cultural da região.

Alinhamentos de Carnac. Foto: Tuul & Bruno Morandi/Getty Images

A construção da loja recebeu uma licença emitida pela prefeitura local em agosto de 2022, mas tanto os pesquisadores quanto os moradores da região estão perplexos com a permissão dada para a construção em um local considerado patrimônio arqueológico a ser preservado. Embora tenha sido alegado que as pedras não constavam nos mapas de planejamento atualizados, uma prospecção arqueológica realizada em 2014 havia levado à rejeição de outra licença de construção no mesmo local.

O empreiteiro responsável pela construção, Stéphane Doriel, afirmou que não tinha conhecimento da presença dos menires no local e que teria adotado medidas diferentes caso soubesse. O prefeito da cidade, Olivier Lepick, também alegou desconhecimento do status de patrimônio arqueológico, embora ele seja o presidente do grupo que solicitou o status da UNESCO para os locais pré-históricos da região.

Alinhamentos de Carnac. Foto: Damien MEYER / AFP

No entanto, alguns pesquisadores suspeitam que a liberação da construção possa ter sido intencional, como uma forma de evitar as restrições mais rigorosas que seriam impostas caso todos os sítios megalíticos da região sejam reconhecidos como patrimônio mundial pela UNESCO.

A destruição das pedras arqueológicas em Carnac causou indignação entre a população local e reacendeu o debate sobre a proteção do patrimônio cultural e arqueológico na França. Muitos esperam que a situação sirva de alerta para a importância de um planejamento cuidadoso e da preservação adequada dos sítios arqueológicos, garantindo que tais incidentes não se repitam no futuro.

Fonte:

Prehistoric standing stones in western France destroyed during construction of DIY store
https://www.thelocal.fr/20230607/prehistoric-standing-stones-in-western-france-destroyed-during-construction-of-diy-store

The mystery of France’s ‘Stonehenge’
https://www.bbc.com/travel/article/20220914-carnac-alignments-brittanys-mysterious-standing-stones

Veille sanitaire, conservation et restauration du patrimoine mégalithique
https://journals.openedition.org/nda/11795

História da França: Pré-História, Gauleses e Romanos (#Pirula 326.1)
https://youtu.be/DDHd1zmXAGE