Pesquisador alega ter decifrado papiro com verdadeiro local de sepultamento de Platão

Nas últimas semanas, uma notícia tem circulado nas redes-sociais: um projeto de pesquisa da Universidade de Pisa afirma ter conseguido ler 30% de um dos papiros carbonizados de Herculano, e alega que este documento revela o local exato onde o filósofo Platão foi enterrado. Mas, será que essa descoberta é realmente verídica?

Platão

Os Papiros de Herculano, um conjunto de cerca de 1800 rolos, foram carbonizados durante a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.E.C., evento que cobriu de lava e cinzas as cidades de Pompéia e Herculano, localizadas na atual Nápoles, Itália. Esses documentos históricos foram descobertos no século 18 na chamada “Vila dos Papiros”, uma propriedade que se acredita ter pertencido ao sogro de Júlio César.

No canal “Arqueologia pelo Mundo” no YouTube (vídeo abaixo), já foi comentado sobre esses papiros em um vídeo que trata de um concurso global, onde pesquisadores competiram por um prêmio significativo em dinheiro. O objetivo era desenvolver métodos para desenrolar e decifrar os papiros utilizando tecnologias modernas, como tomografia computadorizada, impressão 3D e inteligência artificial. Devido ao estado carbonizado dos papiros, abri-los sem danificá-los é um grande desafio, tornando as técnicas não intrusivas a solução ideal.

Recentemente, o papirólogo Graziano Ranocchia e sua equipe alegaram ter decifrado um desses papiros. O documento seria uma obra do filósofo e poeta epicurista Filodemo de Gadara, que viveu entre 110 e 30 a.E.C., estudou em Atenas e mais tarde se estabeleceu na Itália. Conhecido como “História da Academia”, este texto aborda a academia fundada por Platão em 387 a.E.C. em Atenas, detalha a vida do filósofo e supostamente revela o local exato de seu túmulo.

Reprodução da Vila dos Papiros antes da erupção. Créditos: Vesuvius Challenge

Platão, discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, é uma figura central na filosofia ocidental. Embora amplamente mencionado na literatura, seu túmulo nunca foi encontrado, ainda que historiadores concordem que ele foi enterrado na “Academia”, a escola que fundou. A notícia recente sugere que a localização da tumba foi descoberta graças a tecnologias como tomografia computadorizada, imagens infravermelhas, microscopia digital de alta resolução e inteligência artificial, permitindo a leitura de mais de 1000 palavras até então ilegíveis nos rolos queimados.

A Escola de Atenas de Rafael (1509–1510), afresco no Palácio Apostólico, Cidade do Vaticano.

Essa pesquisa faz parte do projeto Greek School, iniciado em 2021 e com duração prevista de cinco anos e oito meses, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação e coordenado por Graziano Ranocchia. O projeto é realizado em colaboração com o Instituto de Ciências do Patrimônio Cultural, o Instituto de Linguística Computacional “Antonio Zampolli” do Conselho Nacional de Pesquisa, e a Biblioteca Nacional de Nápoles. O objetivo é compreender melhor o desenvolvimento da escola platônica.

O sítio arqueológico da academia de Platão. Crédito: Tomisti , CC BY-SA 3.0 /Wikipedia

Ranocchia revelou que, contrariamente à crença de que Platão foi vendido como escravo em 387 a.E.C. durante sua estadia na corte do tirano Dionísio I de Siracusa, novas pesquisas indicam que isso ocorreu na ilha de Egina em 404 a.E.C., após a conquista da ilha pelos espartanos em 399 a.E.C. Platão teria sido enterrado em um espaço privado nos jardins da “Academia”, localizada na periferia noroeste de Atenas, próximo ao “Museion”, um templo dedicado às musas, hoje em ruínas.

Embora o impacto dessa descoberta só deva ser totalmente compreendido nos próximos anos, a notícia já provoca entusiasmo e debates na comunidade acadêmica. Se confirmada, a descoberta poderá lançar nova luz sobre a vida e a morte de um dos maiores filósofos da história.

Dica de livro:

“Grécia e Roma” de Pedro Paulo Funari

https://amzn.to/3UQbqIe

(Comprando através deste link você está ajudando o Arqueologia pelo Mundo através do programa de associados)

Fontes:

Lo sguardo tecnologico legge i papiri carbonizzati

https://www.cnr.it/it/nota-stampa/n-12655/lo-sguardo-tecnologico-legge-i-papiri-carbonizzati

los papiros de herculano descifrados por la ia revelan la ubicación exacta de la tumba de platón

https://historia.nationalgeographic.com.es/a/papiros-herculano-descifrados-por-ia-revelan-ubicacion-exacta-tumba-platon_21242

Plato’s Long-Lost Grave Found Using AI To Decipher Herculaneum Scrolls; Greek Philosopher Had Been Sold Into Slavery: Report

https://www.sciencetimes.com/articles/49872/20240424/platos-long-lost-grave-found-using-ai-decipher-herculaneum-scrolls.htm

Plato’s burial place finally revealed after AI deciphers ancient scroll carbonized in Mount Vesuvius eruption

https://www.livescience.com/archaeology/romans/platos-burial-place-finally-revealed-after-ai-deciphers-ancient-scroll-carbonized-in-mount-vesuvius-eruption