O líder do grupo de K-pop mundialmente famoso, BTS, Kim Namjoon, também conhecido como RM pelos fãs, continua a impressionar não apenas com sua música, mas também com sua paixão pelo patrimônio cultural coreano. Há cerca de 1 ano, Namjoon doou cerca de 72 mil dólares para a Fundação Estatal do Patrimônio Cultural Coreano no Exterior, com o objetivo de preservar e compartilhar a história da herança cultural de seu país de origem.
Essa doação em específico visou a criação de um livro de artes que apresentará pinturas coreanas mantidas em museus espalhados pelo mundo. O projeto tem como objetivo proporcionar ao público global o acesso à beleza e à história da antiga arte coreana por meio de material de alta qualidade. Mas essa não foi a primeira vez que Namjoon abriu sua carteira em nome da cultura e da arte. No ano de 2019 ele doou 100 milhões de won coreanos à Samsung Deaf School de Seul para promover a educação musical e no ano seguinte ele doou o mesmo valor para o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Seul. Para esse último, o intuito era financiar a reimpressão de catálogos antigos, que estavam esgotados. Esses catálogos agora estão disponíveis em bibliotecas públicas e escolas, permitindo que estudantes e entusiastas da arte acessem informações valiosas sobre a arte contemporânea.
No entanto, a doação que chamou atenção recente foi uma realizada em 2021, até porque tem um toque especial. Ele contribuiu financeiramente para a restauração de um hwarot sob a custódia do Museu de Arte do Condado de Los Angeles. Um hwarot é uma deslumbrante vestimenta externa que fazia parte das roupas tradicionais coreanas, sendo um traje de noiva bordado usado pelas mulheres da realeza durante a Dinastia Joseon, que governou a Coreia de 1392 a 1910.
Atualmente, existem apenas cerca de 40 dessas vestes no mundo e aproximadamente 30 delas ainda estão na Coreia. Graças à contribuição financeira de Namjoon, uma dessas peças valiosas está sendo cuidadosamente restaurada. A vestimenta é rica em bordados de flores de lótus, peônias, fênix, garças e borboletas, símbolos tradicionais de desejo por um casamento feliz.
Uma característica marcante deste hwarot é a sua cor vermelha intensa, obtida por meio de múltiplas tinturas de cártamo, uma planta asiática que floresce em agosto. Durante a Dinastia Joseon, a seda usada para criar o hwarot era frequentemente adornada com ilustrações coloridas e, ocasionalmente, decorada com folhas de ouro.
Namjoon não apenas se destaca como um artista talentoso, mas também como um patrono da arte e da cultura. É notável que suas doações coincidam com o início de setembro, mês de seu aniversário, demonstrando seu compromisso constante com o enriquecimento cultural. A contribuição de Namjoon para a preservação do patrimônio cultural coreano no exterior é um exemplo inspirador de como a influência global pode ser usada para o bem maior, unindo pessoas através da apreciação da arte e da história.
Fontes:
RM funds restoration of traditional Korean bridal gown in collection of Los Angeles County Museum of Art—and reveals further gifts
https://www.theartnewspaper.com/2022/09/15/btss-rm-funds-restoration-of-traditional-korean-silk-robe-in-collection-of-los-angeles-county-museumand-reveals-further-gifts
BTS leader RM makes donation for preservation of overseas Korean cultural assets
https://www.koreatimes.co.kr/www/art/2023/09/398_336099.html
붉은 비단에 수놓은 원앙·꽃…RM이 보존 처리 도운 ‘활옷’ 공개
https://n.news.naver.com/article/001/0014189033
“나라 밖 문화재를 위해”..BTS RM, 작년 이어 올해도 1억 기부
https://v.daum.net/v/20220915090036396